Entrada Notícias IX Congresso Ibérico de AgroEngenharia - noticia

IX Congresso Ibérico de AgroEngenharia - noticia

IX Congresso Ibérico de Agroengenharia
Bragança, 4 a 6 de Setembro de 2017

Decorreu entre os dias 4 e 6 de setembro, na Escola Superior Agrária de Bragança, o IX Congresso Ibérico de Agro-Engenharia, organizado pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, pela Secção Especializada de Engenharia Rural (SEER) da Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal, e pela Sociedad Española de Agroingeniería. O Presidente da Comissão Organizadora foi o Prof. José Carlos Barbosa, membro da Comissão Coordenadora da SEER, tendo os restantes membros da Comissão Coordenadora e mais alguns membros da SEER feito também eles parte da Comissão Organizadora, da Comissão Cientifica, além da moderação de várias sessões técnicas e da apresentação de diversas comunicações orais e posters.

Ao longo destes dias foram apresentados e discutidos vários trabalhos de elevado interesse para a engenharia rural. As áreas temáticas do Congresso incluíram as construções rurais, energia, mecanização, projetos, meio ambiente e território, solos e água, tecnologia da produção animal e aquicultura, tecnologia pós-colheita, tecnologias de informação e controlo de processos, inovação educativa em
agroengenharia e agricultura de montanha. Tendo sido premiadas como melhores comunicações nas suas áreas temáticas as seguintes comunicações cujos autores são na sua maioria membros da SEER:

- Monitorização do ambiente térmico tendo em vista o bem-estar animal de suínos em fase de crescimento e engorda, de José Carlos Rico, Fátima Baptista e Vasco Fitas da Cruz, na área temática de Tecnologia da produção animal e aquicultura; e,
- Avaliação de tecnologias na monitorização do efeito das árvores sobre a produtividade e sobre a qualidade da pastagem, de João Serrano, Shakib Shahidian, José Marques da Silva, Eliana Machado e Mário de Carvalho, na área temática de Tecnologias de Informação e Controlo de Processos.

O congresso contou com mais de 130 inscrições, fundamentalmente de espanhóis, portugueses e brasileiros, que participaram e dinamizaram as diversas sessões, contribuindo para o debate e discussão.

O X Congresso de AgroEngenharia realizar-se-à em Espanha em 2019.