Entrada Eventos

Eventos

Proteção das Plantas 2017 - 2º Simpósio SCAP de Proteção das Plantas; 8º Congresso da Sociedade Portuguesa de Fitopatologia e 11º Encontro Nacional de Proteção Integrada

 

A SOCIEDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DE PORTUGAL (SCAP), a SOCIEDADE PORTUGUESA DE FITOPATOLOGIA (SPF), o CENTRO OPERATIVO E TECNOLÓGICO HORTOFRUTÍCOLA NACIONAL (COTHN) e a ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE SANTARÉM vão realizar, em 26 e 27 de outubro de 2017, o 2º Simpósio SCAP de Proteção das Plantas, o 8º Congresso da Sociedade Portuguesa de Fitopatologia e o 11º Encontro Nacional de Proteção Integrada.

A Europa tem vindo a adotar legislação rigorosa no que respeita ao registo e uso de pesticidas, abrindo caminho para a necessidade de desenvolver novos sistemas de proteção de culturas menos dependentes da luta química, assentes na Proteção Integrada e na Agricultura Biológica. Acresce que a Proteção das Plantas na Europa 2030-2050 será ainda mais exigente, num quadro de alterações climáticas, de crescimento demográfico, de crise energética e de muitos outros desafios sociais. A necessidade de produzir de forma sustentável mais e melhores alimentos e fibras, com redução de inputs e de desperdício, num cenário de globalização e de muito provável aumento da incidência dos inimigos das culturas, coloca desafios que exigem um investimento crescente no conhecimento, tecnologia e inovação.

Este encontro, interdisciplinar, juntará investigadores, técnicos, produtores, industriais do setor, jovens estudantes e todos os que se interessam pela área da Proteção das Plantas, e será um local privilegiado para refletir e discutir medidas que conciliem o aumento da produção sustentável, agrícola e florestal, com os desafios que se avizinham. Pretende-se aliar o conhecimento fundamental em áreas tão diversificadas como a Genética, Genómica, Biologia Molecular, Fisiologia, Micologia, Bacteriologia, Virologia, Nematologia, Herbologia, Entomologia, Acarologia, Ecologia e Epidemiologia, com o conhecimento aplicado no âmbito da prospeção, deteção, desenvolvimento de modelos de previsão dos inimigos das culturas, a par da inovação ao nível dos meios de luta que combinem práticas culturais, promoção da biodiversidade, novos pesticidas, biológicos ou outros, materiais e técnicas de aplicação inovadores, técnicas da agricultura e silvicultura de precisão e tecnologias de informação e comunicação (TIC), entre outros.

Ao reunir um número tão alargado de especialistas, na área da Proteção das Plantas, é nossa convicção de que o caminho se fará numa base conjunta de discussão de ideias que possibilitem o aumento sustentável da Produção Agrícola e Florestal, com redução do uso de pesticidas, contribuindo para a competitividade da economia, a conservação dos recursos e a segurança dos produtos agrícolas e florestais.

 http://pdp2017.webnode.pt/

pdf1ªCircular

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA - DIA 10 DE MARÇO

 

Realizou-se, no dia 10 de março (sexta-feira), pelas 17:00 horas, na sede da SCAP, Rua da Junqueira, n.º 299, em Lisboa, uma Assembleia Geral Ordinária, com a seguinte:

ORDEM DE TRABALHOS

1. Leitura e aprovação da ata da Assembleia Geral Eleitoral de 20 de dezembro e Informações Gerais.

2.      Balanço do processo de recuperação de quotas em atraso e sua finalização.

3.   Apreciação e votação do Relatório de Atividades, Balanço e Contas e Parecer do Conselho Fiscal de 2016.

4.      Apreciação e votação do Plano de Atividades e Orçamento Previsional para 2017.

5.   Abertura de processo negocial com a Câmara Municipal de Lisboa tendo em vista a avaliação das condições para aquisição do edifício sede.

6.      Outros assuntos

 Convocatória  pdf

Relatório de Atividades e Balanço e Contas de 2016 pdf

Plano de Atividades e Orçamento para 2017pdf

2017 EFITA CONGRESS

 

2017 EFITA CONGRESS

 

CALL FOR PAPERS – 2017 EFITA CONGRESS – MONTPELLIER, FRANCE

It’s time to send your extended abstract !


Dear Colleague,


EFITA is the European conference dedicated to the future use of ICT in the agri-food sector, bioresource and biomass sector.

It was launched and is supported by the European Federation for Information Technology in Agriculture, Food and the Environment (EFITA). EFITA happens every two year, and EFITA 2017 is the 11th edition.  200 participants are expected in Montpellier, France, from around 30 countries.

Many initiatives, such as invited workshops and sessions, internal meetings, come together within EFITA conference to make Montpellier the place to go in July when it comes to ICT for agri-food, bioresource and biomass sectors.

A Hackathon will happen the week-end before and a technical tour will conclude the conference. The schedule is organized to make the conference attractive to research teams and to companies.

The on-line abstract submission is open at www.efita2017.org until the 28th, February.

Abstracts of 2 pages are requested for oral and poster communication.

Send your extended abstracts, propose demonstrations, come and enjoy a nice atmosphere for knowledge sharing and thinking the future.

We'll be happy to welcome you in Montpellier and we’ll take care that you enjoy the sunny and beautiful place!

On behalf of the organizing committee,

Dr. Jean-Pierre Chanet (President of the AFIA, Irstea), Dr. Olivier Naud (Irstea), Prof. Bruno Tisseyre (Supagro).

 Follow us :

 www.efita2017.org

EFITA



Eleição dos Órgãos Socias da SCAP _ 20 de dezembro de 2016

 

Decorrerá no dia 20 de dezembro de 2016, pelas 17:00 horas, na sede da SCAP, a eleição dos novos Órgãos Sociais, para o triénio 2017 - 2019.